A mensagem para a Oholyáo em Filadélfia



7 Escreve ao anjo da Oholyáo em Filadélfia: Manda-te esta mensagem aquele
que é santo e que é verdadeiro, e que tem a chave de Dáoud, para abrir sem que
mais ninguém venha a fechar e fechar sem que mais ninguém possa vir a abrir.
8 Conheço toda a tua atividade Abri diante de ti uma porta que ninguém poderá
fechar. É verdade que tens pouca força, mas obedeceste à minha palavra e não
negaste o meu Shúam (Nome). 

9 Obrigarei todos os que sustentam a causa de
ha-Satan, que se consideram YAHÚ-dim e não o são – são mentirosos – a
baixarem-se a teus pés e a reconhecerem que é a ti que eu amo.

 10 Visto que
obedeceste à minha palavra para perseverar pacientemente, também te livrarei da
hora da tribulação que há-de vir sobre todo o mundo para pôr à prova os que
habitam na terra.

 11 Em breve virei. Conserva firmemente o que tens, para que
ninguém te roube o prêmio da vitória

 12 Ao que vencer, farei dele uma coluna do
Templo do meu YAHU UL; e nunca mais de lá sairá. Nele escreverei o Shúam (Nome)
do meu YAHU UL e da sua cidade, a nova YAHUSHUA-oléym que desce do céu, vinda
de YAHU UL, e da qual será cidadão; e também terá nele gravado o meu novo Shúam
(Nome). 

 13 Quem puder ouvir, que ouça o que o RÚKHA diz às Oholyáos.









Filadélfia fica num vale aos pés de um platô montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da antiga cidade. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul. Nos tempos do Novo Testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério. O nome Filadélfia significa amor fraternal.
Hoje é ocupada pela cidade turca Alaşehir, situada a 130 km ao leste de Esmirna
.

Alaşehir é uma cidade da Turquia, conhecida na Antiguidade como Filadélfia. Parte do reino da Lídia, foi mencionada no terceiro capítulo do livro de Apocalipse, da Bíblia, no trecho conhecido como "Cartas às sete igrejas do Apocalipse"


Religião





A Turquia é um estado secular, sem religião oficial; a constituição consagra a liberdade religiosa e de consciência.112 113 O Islão é a religião dominante no país em número de seguidores — 97%114 ou 98%115 116 da população é muçulmana "praticante", um número que segundo algumas fontes sobe para mais de 99% (alguns referem 99,8%11 ) se os "não praticantes" forem contabilizados.114 117 No entanto há estudos que apontam para que a percentagem de muçulmanos que observam a generalidade dos preceitos islâmicos, como o de rezar todos os dias e ir à mesquita pelo menos na sexta-feira, não ultrapasse os 66%.116
A maioria da população não muçulmana (entre 0,2% e 1%) é cristã (140 000; 0,2%),118 mas também há judeus (c. 35 000),119 120 121 yazidis (c. 2 500),122 123 yarsanistas (50 000)118 ebahá'ís (c. 15 000).124 118 Os cristãos são sobretudo apostólicos ou ortodoxos arménios (50 000),125 católicos romanos de rito arménio (2 500), protestantes arménios (500)126 e ortodoxos sírios (15 000), mas também há católicos romanos de rito latino (5 000), católicos romanos de rito caldeu (5 000), ortodoxos gregos (entre 3 000 e 4 000)125 e protestantes (3 000). Os restantes credos cristãos têm cerca de 3 000 seguidores.118 Segundo um estudo de 2007, cerca de 3% da população turca é ateia ou agnóstica.116
Religião na Turquia127
ReligiõesPorcentagem
Islamismo
  
96,1%
Ateus
  
0,9%
Agnósticos
  
2,3%
Cristianismo
  
0,6%
Outros
  
0,1%
O papel da religião tem originado alguma controvérsia desde que surgiram os primeiros partidos islamistas.128 A República da Turquia foi fundada sobre uma constituição estritamente secular que proíbe a influência de qualquer religião, incluindo o Islão, e há algumas questões sensíveis que são fonte de incessantes polémicas e debates, nomeadamente a proibição de algumas peças de vestuário em escolas, universidades e edifícios públicos, como o hijab (lenço ou peça de pano para cobrir a cabeça das mulheres), que os setores mais fiéis ao kemalismo vêm como símbolos muçulmanos. Tem havido diversas tentativas para acabar com essas proibições por parte das forças políticas islamistas que desde os anos 1990 têm estado no governo. Ao contrário do que se passa na generalidade de outros países islâmicos, as forças políticas mais tradicionalistas e conservadoras da Turquia são fortemente laicas, enquanto que os islamistas moderados se encontram entre os adeptos mais convictos de uma aproximação e abertura ainda maior ao Ocidente, nomeadamente defendendo a adesão à União Europeia, a qual implica uma série de reformas liberalizantes tanto no plano económico, como a no plano social e legal.129 130 131 132 133





                                                    
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