VISITAS
Os Essênios (português brasileiro) ou Essénios (português europeu) (Issi'im) constituíam um grupo ou seita judaica ascética que teve existência desde mais ou menos o ano 150 a.C. até o ano 70 d.C. Estavam relacionados com outros grupos religioso-políticos, como os saduceus.
A Ascética consiste no esforço metódico e continuado, com a ajuda da graça, para favorecer o pleno desenvolvimento da vida espiritual, aplicando meios e superando obstáculos. Aqui actuam e organizam-se os grandes meios e práticas da vida espiritual: oração, penitência, retiro, exame de consciência, direcção espiritual, sacramentos. Como também uso de métodos, projectos, disciplina interior, para um maior aproveitamento da graça e dos meios. Este sentido amplo é o que normalmente tem a palavra, quando se encontra em títulos de manuais, ou se contrapõe a Mística. Ascese, em sentido mais restrito, é o conjunto dos exercícios mortificantes, aplicados directamente a eliminar vícios, dominar e reorientar tendências desordenadas, robustecer a liberdade. É o que normalmente se expressa em termos como abnegação, mortificação, penitência, renúncia.
O nome essênio provém do termo sírio asaya, e do aramaico essaya ou essenoí, todos com o significado de médico, passa por orum do grego (grego therapeutés), e, finalmente, por esseni do latim. Também se aceita a forma esseniano.
Dentre as comunidades, tornou-se conhecida a de Qumran em 1955, nas regiões do Qumran, zona árida e quente próximo ao Mar Morto, foram encontrados jarros com manuscritos que continham documentos, revelações, leis, usos e costumes de uma comunidade de essênios. O Essenismo é transcrito pela primeira vez por Filon e Flávio Josefo, onde citavam que era uma ordem que havia se afastado do judaismo tradicional por motivos desconhecidos, seus costumes se diferenciam em determinados pontos. Iniciaram seus estudos nos séculos que vão desde o ano 150 (A.C) ao 70 (D.C.). O Essenismo foi melhor revelado na história oficial, pela descoberta dos famosos "Manuscritos do Mar Morto", que são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran. Mesmo após décadas de trabalho e controvérsias, a tradução integral dos manuscritos do mar Morto foi completada em 2002, mas não havia nenhuma referência direta a Jesus, João Batista ou aos primeiros cristãos. Os essênios provavelmente foram exterminados pelos romanos, ou obrigados a deixar suas comunidades e fugir para salvar suas vidas, por volta do ano 68 d.C.
Durante o domínio da Dinastia Hasmonéa, os essênios foram perseguidos. Retiraram-se por isso para o deserto, vivendo em comunidade e em estrito cumprimento da lei mosaica, bem como da dos Profetas. Na Bíblia não há menção sobre eles. Sabemos a seu respeito por Flávio Josefo (historiador oficial judeu) e por Fílon de Alexandria (filósofo judeu). Flávio Josefo relata a divisão dos judeus do Segundo Templo em três grupos principais: Saduceus, Fariseus e Essênios. Os Essênios eram um grupo de separatistas, a partir do qual alguns membros formaram uma comunidade monástica ascética que se isolou no deserto. Acredita-se que a crise que desencadeou esse isolamento dojudaísmo ocorreu quando os príncipes Macabeus no poder, Jonathan e Simão, usurparam o ofício do Sumo Sacerdote, consternando os judeus conservadores. Alguns não podiam tolerar a situação e denunciaram os novos governantes. Josefo refere, na ocasião, a existência de cerca de 4000 membros do grupo, espalhados por aldeias e povoações rurais.
- Dividiam-se em grupos de 12 com um líder chamado "mestre da justiça";
- Vestiam-se sempre de branco;
- Acreditavam em milagres pela mão, milagres físicos e benção com as mãos. (Acredita-se que as curas por imposição de mãos sejam semelhantes ao Reiki oriental.)
- Realizavam curas com ervas medicinais e aplicação de argila;
- Aboliam a propriedade privada;
- Eram todos vegetarianos;
- Alguns mestres não se casavam, todavia o celibato não era obrigatório;
- Tomavam banho antes das refeições;
- A comida era sujeita a rígidas regras de purificação.
- Eram chamados de nazarenos por causa do voto nazarita.
- Realizavam o ritual do Batismo nas águas aos iniciados;
- Guardavam o Nome de Deus, dito impronunciável pelos Fariseus e Saduceus, o tetragrama sagrado YHWH (pronunciado como Yah ou Jah na tradição Essênia.)
- Era costume que os nomes de seus membros tivessem o nome de Deus, ex: Obadias = ObadiYah, Jeremias = YarmiYah, João = YahUkhanaan, Jesus ou Josué = YahShua;
- Acreditavam que a Natureza, os seres humanos e todas as coisas vivas eram o verdadeiro Templo de Deus, pois Ele não habitava em lugares feitos pelas mãos dos homens, mas sim as coisas vivas e que as ofertas a Deus eram o partilhar da comida para com os famintos, sejam homens ou animais.
- Rejeitavam as práticas Farisaicas de sacrifício de animais para expiação dos pecados;
- As mulheres eram iguais aos homens na sociedade, podendo inclusive serem Mestres da justiça (acredita-se que Maria, a mãe de Jesus e Maria Madalena foram Mestres da Justiça.)
- Não tinham amos nem escravos. A hierarquia estabelecia-se de acordo com graus de pureza espiritual dos irmãos, os sacerdotes que ocupassem o topo da ordem.
Eles se proclamavam "a nova aliança" de Deus com Israel, mais tarde este mesmo termo aparece na literatura cristã como "novo testamento" e tambem grande parte das práticas judaica essênias.
Segundo Christian Ginsburg (historiador orientalista), os essênios foram os precursores do Cristianismo, pois a maior parte dos ensinamentos de Jesus, o idealismo ético, a pureza espitirual, remetem ao ideal essênio de vida espiritual. A prática da banhar-se com frequência é fruto do ritual da Tevilah, onde o Judeu mergulha em um micvê em certas ocasiões para se purificar.
Durante mais de 30 anos, o padre americano Bruce Teague suportou o peso de um segredo nunca revelado: o de que, aos nove anos de idade, quando era coroinha, foi abusado sexualmente por um padre de sua paróquia, no estado de Massachusetts.
Hoje, aos 65 anos, Teague usa sua experiência para ajudar outros sobreviventes desse tipo de crime.
Ele é um dos membros de um recém-criado grupo de padres e freiras dos EUA que se uniram para denunciar os abusos que continuam ocorrendo dentro da Igreja Católica e incentivar que vítimas e testemunhas rompam o isolamento e venham a público relatar novos casos.
'A Igreja continua protegendo os que cometem abusos', disse à BBC Brasil o padre Thomas Doyle, que há mais de 30 anos tem sido um dos mais vocais membros do clero americano contra abusos na Igreja e também integra os Catholic Whistleblowers.
'Se um padre ou uma freira vier a público denunciar abusos e seu superior não concordar, o delator corre o risco de ser suspenso, de perder benefícios, salário, de nunca mais conseguir atuar em nenhuma paróquia', diz Doyle.
'Sei disso porque aconteceu comigo. No início, perdi meu emprego na Embaixada doVaticano (em Washington). Ao longo dos anos, me envolvi mais e mais nas denúncias e no apoio às vítimas. Como resultado, sou uma ovelha negra na Igreja Católica. Legalmente, ainda sou padre, mas nenhum bispo vai me deixar trabalhar', relata.
Algumas dioceses tratam as vítimas muito mal, como se fossem o criminoso', disse à BBC Brasil o padre Kenneth Lasch, que desde os anos 1980 se dedica a ajudar sobreviventes de abuso por parte do clero.
'Acabam sendo vítimas duplamente quando vão à Igreja denunciar seus casos. Muitas vezes têm de testemunhar diante de um conselho, que acaba descartando seus relatos e colocando em dúvida sua credibilidade. São intimidadas pela Igreja', afirma.
Lasch, de 76 anos, diz que as décadas de convivência com as vítimas deixaram marcas. Apesar de não ter sido prejudicado profissionalmente por denunciar casos de abuso, ele sofre de estresse pós-traumático há sete anos.
'Quando eu era mais jovem, conseguia estabelecer limites claros entre as pessoas que precisavam de ajuda e minhas próprias emoções. Mas quando os escândalos começaram a surgir, comecei a absorver muito a dor dos indivíduos. E, ironicamente, também absorvo a vergonha pelos que cometeram esses crimes', afirma.
Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".
Lucas 5:32
Lucas 5:32
Multidão enfrentou chuva para ver o pontífice na Praça de São Pedro.
Ele disse que a Igreja não foi criada por homens, mas é 'obra de Deus'.
O Papa Francisco disse nesta quarta-feira (29) que a Igreja Católica não é uma organização criada por um grupo de pessoas, mas é "obra de Deus", que está composta de pastores e fiéis com seus "defeitos e pecados", e que "até o Papa tem pecados... e muito", mas Deus sempre os perdoa.
Diante de mais de 100 mil pessoas sob chuva, o Papa argentino celebrou na Praça de São Pedro, no Vaticano, a tradicional audiência das quartas, cuja catequese dedicou à Igreja e ao "projeto de Deus" de que todos os homens sejam uma única família e "sintam-se a família
fonte globo.com
Assinar:
Postagens
PELO MUNDO
Pelo Mundo
Hora Certa
Marcadores 2
- Para refletir (6)
Marcadores
- Para refletir (6)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2013
(136)
-
▼
maio
(56)
- CAMINHO DOS ESSENIOS
- ESSENIOS
- Padres e freiras dos EUA criam grupo contra abuso ...
- Até o Papa tem pecados, diz Francisco em audiência...
- DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITO PELO HOMEN ...
- O BRASIL OCULTA AS INFORMAÇÕES DO POVO, PREPARE-SE!
- dizimos
- Testemunha de Jeová Desabafa que não aguenta mais!
- Pare de Fumar
- A Imagem de JEOVÁ
- FOTOS DA CIDADE DE ESMIRNA
- FOTOS FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR PERFEITO
- FOTOS DA ILHA DE PATMOS
- FOTOS DA CIDADE DE BETEL
- FOTOS DA CIDADE ANTIGA DE ÉFESO NA TURQUIA
- FOTOS DE CAFARNAUM
- FOTOS DE JERICÓ
- CONCEITOS PERIGOSOS FALSO DO CRISTIANISMO
- Qual é o nome ?
- Igreja de Marcos Pereira compara pastor a Jesus Cr...
- Um juízo universal e de conseqüências eternas
- KANODGALUTH apocalipse
- KANODGALUTH apocalipse
- KANODGALUTH
- KANODGALUTH apocalipse
- Kanódgaluth (Apocalípse)
- Kanódgaluth (Apocalípse)
- KANODGALUTH 2 apocalipse
- Como ser feliz
- O cumprimento da lei
- Não matarás.
- Ama os teus inimigos
- Dando aos necessitados
- Duas portas
- A suposta vítima de estupro inocenta pastor Marcos...
- "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
- desespero
- A mulher é perigosa?
- VOCÊ SABIA?
- Suposto milagre em galho no DF já rende comércio e...
- Milagre atribuído à aparição de Nossa Senhora Apar...
- vitima diz que pastor marcos gostava de orgias com...
- VERDADEIRA LIÇÃO DE VIDA
- SE O POVO ACREDITASSE MAIS EM DEUS
- VERDADEIRAS CRIANÇAS !
- Frei que promete cura milagrosa mora em casa de R$...
- YAOHÚ
- Pastor suspeito de estuprar seis fiéis dizia que v...
- CAMINHO DA LUZ
- O SÁBADO DO SENHOR
- O JEJUM
- O CULTO QUE DEUS QUER
- PARA REFLETIR
- JÁ PENSOU NOS SEUS ERROS HOJE ?
- MARIDOS AMEM SUAS ESPOSAS
- CRISTO VEIO PARA OS DOENTES
-
▼
maio
(56)