NASA

Uma incomum 'bombardeio' cósmico é esperado para a Terra em abril, quando possivelmente até quatro asteróides 'vai passar de raspão a terra" no mesmo dia, disseram os especialistas da NASA, e que, por enquanto, isso representa uma " real " ameaça.
Dos quatro asteróides avistados perto da terra, o maior é o Vishnu 4034, com 800 metros de diâmetro. 
Para referência, o meteorito de Tunguska , que destruiu centenas de quilômetros de taiga siberiana ao impactar a região, em 1908, tinha um diâmetro de menos de 100 metros, de acordo com especialistas.






NASA

Os astrônomos esperam que a Vishnu 4034, descoberto em 1986, passe a quase 23 milhões de quilômetros da superfície da Terra. No entanto, o mais próximo dos quatro, o AT-89, que foi descoberto há apenas duas semanas, vai passar a mais de cinco milhões de quilômetros. 
Dos outros dois meteoritos não vazaram informações. 


"Várias centenas de asteróides passam muito perto da Terra a cada ano", explicaram os especialistas da NASA, mas o que é raro é ver muitos voando sobre a Terra no mesmo dia, e trajetória disseram eles. 
Enquanto a trajetória de alguns corpos cósmicos podem ser previstas com antecedência, outros já não, como foi com o meteorito de Chelyabinsk, não se detectam até que eles entrem na atmosfera, fazendo com que o planeta se torne potencialmente vulnerável a impactos milhões de vezes mais poderosos do que as piores explosões nucleares . 

Por outro lado, empresas como a americana Astrorank dedicada a estudar a composição de asteroides, apresentam um cenário com um ponto de vista muito mais optimista: Vishnu 4034, que consiste em grande parte de níquel, platina e ferro, tem um valor aproximado, por esta empresa em cerca de 40 bilhões de dólares.



                                               
0