No calor, nada melhor do que uma limonada gelada. No inverno, um bom chá de limão espanta gripes e resfriados, e esquenta que é uma beleza! Mas as qualidades dessa fruta azedinha vão além de só aquecer e refrescar. Ela tem poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. "O limão pode ser considerado o rei dos frutos curativos, pela quantidade e variedade de suas aplicações. Porém, tendemos a repudiá- lo por seu gosto azedo e a minimizar suas virtudes. Isso ocorre pela suposição de que ele seja agressivo ao estômago, que possa acidificar o sangue e até afiná-lo", explica Conceição Trucom, química e autora do livro O Poder de Cura do Limão(Ed. Alaúde).
De acordo com a especialista, o limão não agride o aparelho digestivo. Ao contrário, ele age como cicatrizante. E afinar o sangue significa, na verdade, desintoxicá-lo. O limão tem ação depurativa e é muito eficaz na desintoxicação do organismo. "Meio limão espremido em um copo de água morna, tomado pela manhã, em jejum, e 15 a 30 minutos antes das refeições, é um ótimo auxiliar em regimes de emagrecimento. Ao tonificar o fígado e desintoxicar o sangue, ele equilibra o metabolismo de queima da gordura corporal e o mecanismo de compulsão alimentar", revela a química.
COM SEU PH ÁCIDO ASSOCIADO AO TRABALHO ENZIMÁTICO, O LIMÃO QUEBRA PARCIALMENTE AS CADEIAS PROTÉICAS, DEIXANDO AS CARNES MAIS LEVES E FÁCEIS DE DIGERIR
100% aproveitável
Que o limão é rico em vitamina C todo mundo sabe. Mas ele esconde outros segredos fantásticos. Da sua casca é extraído um óleo cítrico com alto teor de monoterpenos (moléculas pequenas que penetram em todos os tecidos e células, com poderosa ação solvente de gorduras). Essa família de nome estranho é composta por muitos integrantes importantes: d-limoneno, terpinenos, geraniol, etc. Pesquisas revelaram que o d-limoneno tem propriedades anticancerígenas e é solvente de cálculos e entupimentos nas artérias, além de descongestionar o fígado, após a ingestão de álcool e de alimentos gordurosos. Pesquisas japonesas comprovaram que o terpineno, por sua vez, é capaz de inibir a oxidação do mau colesterol (LDL) e, assim, evitar arteriosclerose ou infarto. Já o geraniol se mostrou eficaz para inibir a reprodução de células cancerosas, segundo pesquisas feitas em São Paulo.
O limão também é rico em vitamina P, que potencializa a eficácia da vitamina C e atua no fortalecimento dos tecidos capilares e conjuntivos, evitando sangramentos, como os de gengiva; auxilia ainda no processo de cicatrização e no tratamento de edemas; ativa a circulação e equilibra as taxas de colesterol, além de aumentar a resistência contra infecções e viroses e contribuir para o alívio de gripe e resfriado
A vitamina P não é produzida pelo corpo, por isso precisa ser obtida na alimentação. No limão, ela é encontrada na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos da fruta.
E não é só. "A entrecasca e polpa do limão, assim como das frutas cítricas, são ricas em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. Assim, ao preparar sucos de limão e de outras frutas cítricas, recomenda-se não dispensar a entrecasca e a polpa. "Quanto mais turva for a bebida, mais pectina ela conterá", ensina a especialista.
O suco perfeito
A melhor forma de prepará-lo é na centrífuga (ou liquidificador), para aproveitar melhor as fibras. Lave muito bem as frutas e descasque-as, deixando a polpa branca da entrecasca. Corte cada uma ao meio, retire as sementes (se houver) e passe na centrífuga. Caso prefira o liquidificador, esprema parte dos limões e use a outra metade descascada e picada. Aí, é só bater, coar e servir imediatamente. Para tirar melhor proveito de suas propriedades, prepare o suco fresco de limão com outras frutas, vegetais e folhas verdes (uvas, aipo, hortelã, brocólis, gengibre, couve, farelo de aveia). Esses sucos desintoxicantes ativam o sistema imunológico. 




                                                    
0